Lista de pomadas com ácido retinóico e fórmulas

O que o ácido retinóico faz na pele? Para alguns pode ser um milagre, porque ele é o ácido com várias benefícios para a pele. Usado no tratamento para mancha, espinhas, estrias e rugas.

No artigo sobre ácido retinóico aqui, abordamos para que serve, como usar, onde comprar e vários outros benefícios. A maior dúvida era onde encontrar. O que é muito comum, porque o ácido retinóico leva vários nomes em diferentes produtos.

Para não ter mais dúvidas, listamos todos os cremes e pomadas com ácido retinóico encontrado no mercado. Apesar da maioria ser vendido como pomada, podemos encontrar fórmulas na sua versão manipulada. Vejamos!

Tretinoína

O ácido retinóico também é conhecido como tretinoína, que é a vitamina A na forma oxidada. Nas farmácias ou drogarias você não encontrará peor ácido retinóico, somente pelo nome de tretinoína, onde é vendido na forma de pomada, creme ou gel.

Vejamos a lista:

Vitacid

O Vitacid é o gel do laboratório Theraskin que vende a tretinoína na concentração de 0,25%, ou 0,50%. Existe também o Vitacid Acne indicado para manchas e espinha contendo também Fosfato de Clindamicina. Além do Vitacid XT, a versão de alta concentração com 1%.

Vitanol

Assim como o Vitacid, essa é uma pomada bastante conhecida do laboratório Stiefel. Também é vendida na concentração de 0,25mg/g, 0,5mg/g e 1g. Os preços são bastante parecidos.

Tretinoína 0,5mg + hidroquinona 40mg + fluocinolona acetonida 0,1mg

Essa é uma fórmula mais potente da tretinoína com hidroquinona. Essa fórmula vocês encontram pelo nome de Hormoskin, da Germed, Tri-Luma, da Galderma, Vitacid Plus, do laboratório Theraskin, ou Suavicid da Legrand. Os laboratórios EMS e Legrand têm pomada com a mesma concentração, porém, sem nome e mais baratas.

Outras marcas menos conhecidas como Ketrel ou Retin-A também encontra a tretinoína.

Precisa de receita?

Essas são as pomadas com ácido retinóico vendidas em farmácias. Ao tentar comprar nas drogarias, a maioria pode pedir prescrição médica. Pelo menos na minha região.

Na internet consegue comprar sem receita médica na Droga Raia/Drogasil ou Pacheco/Drogaria São Paulo.

Retinol

O Retinol é outra forma do ácido retinóico, porém, encontrado normalmente em produtos estéticos, principalmente em cremes, loções ou sérum. A grande maioria é destinada para tratamento contra rugas e anti-idade.

Existe uma variedade enorme de sérum ou creme com retinol. Ele é capaz de estimular a produção de colágeno, melhora a elasticidade e dando firmeza para a pele. Diminuir rugas e marcas de expressão causadas pelo tempo e exposição solar. Além de criar uma barreira de proteção da pele, hidratar e promover a renovação celular.

Dentre as marcas mais conhecidas são:

ROC Creme hidratação antirrugas, L’Óreal Revitalift, Vichy Liftactiv Retinol HA Advanced, Avon, La Roche Posay Rejuvenescedor facial Redermic Retinol, SkinCeuticals antirrugas Retinol 0.3 e Adcos Derma Complex Retinol Facial.

Ácido retinóico

Essa é a forma mais conhecida, mas não é vendida pela indústrias. Apenas é vendido manipulado pelas farmácias de manipulação. A fórmula depende para qual fim usará e prescrita pela dermatologista. Vejamos algumas fórmulas:

Estrias

Essa fórmula foi indicada pela dermatologista para clarear e amenizar as estrias.

  • Ácido retinóico 0,075%
  • Óleo de Rosa Mosqueta 3%
  • Ácido tranexâmico 1%
  • Creme 50 gramas

Rugas e manchas

Essa é a pomada indicada pela dermatologista da blogueira Ju.

  • Pentaglycan 3%
  • Hyasol 7%
  • Hidroquisan 3,75%
  • Ácido Glicirrízico 0,015%
  • Ácido retinóico 0,01%
  • Vitamina C Polispheros 1%
  • Ascorbosilane 4,5%
  • Aquassome 3,0%
  • Loção Cristal qsq 40 ml

Cravos e Espinhas

Essa receita é indicada para cravos e espinhas:

  • Ácido retinóico 0,025%
  • Ácido Azelaico 10%
  • Gel creme 20 gramas

ATENÇÃO: Em hipótese alguma use a fórmula sem prescrição médica. Jamais esqueça do protetor solar após usar a pomada. Caso contrário, há grande risco de mancha.

As fórmulas acima precisam de receita médica para manipular.

Deixe uma resposta