CLA – um poderoso emagrecedor

O ácido Linoleico Conjugado também conhecido como Conjugated Linoleic Acid – CLA, em inglês, é um tipo de ácido graxo (gordura trans) do qual é produzida naturalmente a partir da, hidrogenação e isomerização do ácido linoleico por bactérias presentes no intestino de animais ruminantes, como o boi, o cordeiro, a vitela entre outros.

Para que serve o CLA ?

O ácido Linoleico Conjugado é bastante usado como um suplemento alimentar por atletas, graças a sua ação como um potente queimador de gorduras e ganhos de massa magra.

Estudos em humanos mostraram que o ácido linoleico conjugado pode ser uma ótima ferramenta para combater a obesidade.

O que mostraram as pesquisas científicas?

Pesquisas científicas é o que não falta quando o assunto são os benefícios que o ácido graxo CLA podem oferecer a nossa saúde.

Inclusive algumas pesquisas afirmam que o ácido Linoleico Conjugado, consegue fortalecer o nosso sistema imunológico, auxiliar na prevenção de possíveis doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer.

Além disso, o CLA ainda consegue contribuir para o aumento da mineralização óssea, e é capaz de estimular o metabolismo da glicose e da insulina para trabalharem de forma mais saudável, além de ainda coopera para ganho de massa muscular.

O CLA ainda auxilia na redução dos níveis de triglicérides e do colesterol ruim (LDL), e promove uma maior oxidação das gorduras, do qual resulta na redução do tecido adiposo.

Uma das pesquisas mais interessante, foi feita durante 1 ano, em um total de 180 pessoas com sobre peso, este estudo conclui que uma suplementação com 3,4g de CLA, além de ser completamente segura para a saúde, conduziu a uma redução de cerca de 9% da massa de gordura corporal dos participantes.

Outro estudo realizado por um grupo de pesquisadores suecos, publicado no Nutrition Journal, demonstrou a capacidade do ácido Linoleico Conjugado em reduzir particularmente 2% de gordura abdominal em até 4 semanas, dos indivíduos obesos que participaram da pesquisa.

Um estudo apresentado pela American Journal of Clinical Nutrition, constatou que CLA consegue desestimular a atividade da lipase lipoproteica, que é uma enzima do qual é responsável pela deterioração da gordura presente na corrente sanguínea.

Onde encontrar fontes naturais de CLA?

O ácido Linoleico Conjugado é 5 vezes mais presente em animais alimentados com pasto, invés de animais que são alimentados por ração.

Ou seja, você pode obter o ácido Linoleico Conjugado através de carne bovina, cordeiro, ovelhas e também em alimentos como queijos, os iogurtes, óleos vegetais entre outros.

Além também de ser facilmente encontrado em forma de suplemento, em lojas especializadas de produtos naturais.

Efeitos Colaterais de CLA

Apesar do CLA trazer diversos benefícios a saúde, principalmente se for consumido através de ingredientes naturais, devemos ficar atentos também aos seus efeitos colaterais se ela for consumida em excesso.

Por exemplo, consumir em excesso o ácido Linoleico Conjugado pode desencadear um acúmulo de gordura no fígado, resultando na síndrome metabólica e diabetes, entre outros sintomas também como: diarreia, náuseas, flatulência e dor no estômago.

Se você toma Resveratrol, não use o CLA. Um anula os efeitos do outro.

Como tomar o ácido Linoleico Conjugado?

O suplemento de ácido Linoleico Conjugado deve sempre ser consumido antes das refeições, recomendando-se uma média de 15 a 20 minutos antes de cada refeição, com um copo de água.

A dosagem recomendada de uso é sempre indicada pelo fabricante do suplemento na rotulagem, variando conforme o produto, porém, geralmente a dose diária é entre 3,0 e 6,0 g por dia.

Para melhorar os resultados com o uso deste produto, é importante que se faça uma alimentação saudável e também que se pratique atividades físicas.

 

Deixe uma resposta