Ácido para remover tatuagem? Funciona?

O TCA, também conhecido como ácido tricloroacético falado aqui, é um tipo de peeling químico muito utilizado por dermatologistas, esteticistas e cirurgiões plásticos. Ele ajuda a eliminar ou melhorar a aparências de rugas, marcas de expressão, cicatrizes e acne.

Anos atrás, o peeling era utilizado para remover tatuagem quando existia o laser. Como o laser é a melhor solução para eliminar a tatuagem, o peeling com TCA acabou perdendo a popularidade.

Como funciona o ácido tricloroacético?

 

Esse ácido age nas camadas externas da pele. Ao contrário de outros ácidos, ele consegue atingir camadas mais profundas da pele, justamente onde penetra a tinta da tattoo.

O tratamento com TCA quando entra em contato com a pele, promove a renovação celular e a pele começa descascar. Após esse processo, a pele é renovada.

Riscos de remover a tatuagem com TCA

Existem muitas dúvidas sobre esse ácido, inclusive ele é confundido com cremes de remoção ou notícias polêmicas e assustadoras após o uso.

Dói?

A aplicação correta do TCA feita por um profissional, não causar dor, porém há risco de uma leve irritação da pele.

O TCA não pode ser aplicado em pele inflamada, pois pode irritar e ser doloroso.

Qual risco de usar o TCA?

Cerca de 10-20% das pessoas que usam o ácido tricloroacético para tirar tatuagem podem ter alguma reação. O ácido pode causar bolhas, cicatrizes, descoloração da pele e dor.

A dica para evitar riscos é testar na pele. O profissional deve aplicar em uma pequena área e certificar que não haverá nenhuma alergia. Não são todas as pessoas que podem usar o TCA.

Quem não pode usar?

O ácido tricloroacético é indicado para pessoas da cor branca. Pessoas de cor negra não é indicado, pois no geral o resultado é imprevisível.

Asiáticos, hispânicos e coloração mais escura costumam não apresentar um bom resultado na remoção. Por esse motivo é contraindicado.

Como usar TCA?

O ácido não pode ser aplicado ao redor dos olhos, nariz, orelhas e lábios.

O profissional deve aplicar o TCA a cada 4-6 semanas. Como ele funciona como peeling químico, o uso frequente pode levar a descamação grave da pele, irritar e causar cicatrizes. Por isso é importante dar esse intervalo no uso.

Quanto tempo para ver resultado?

Geralmente é preciso de 2-3 sessões para ver resultados visíveis. Se for remover tatuagem colorida, o resultado é um pouco mais rápido. É possível ver a tatuagem desbotando e clareando logo no início.

O tratamento dura em torno de 3-6 sessões.

O TCA é encontrado em várias concentrações. No geral, a concentração de 50% é a mais utilizada para remover tatuagem. O preço fica por volta de 100-200 reais.

O valor acima é apenas do ácido. O custo do tratamento varia e pago de acordo com a quantidade de sessões.

Deixe uma resposta