Ácido Nicotínico – Qual sua função? Efeitos? Saiba!

Dentre todos os ácidos citados em nosso site Ácido Estética, o Nicotínico é o menos conhecido. Também conhecido por niacina ou vitamina B3, o ácido nicotínico possui um grande papel em nossa saúde.

Quem está acima do peso sofre com várias doenças, como alta taxa de colesterol, gordura e triglicerídeos no sangue. Isso leva a vários problemas e podendo ocasionar até a morte.

Então como o ácido nicotínico pode ajudar em nossa saúde?

Qual função do ácido nicotínico?

Seu mecanismo de ação segundo a ANVISA, não está bem estabelecido, pois pode envolver várias ações. Dentre os benefícios estão:

  1. Prevenir o acúmulo de gordura no sangue.
  2. Diminuir o nível de triglicerídeos.
  3. Diminuir o colesterol ruim.
  4. Melhora a memória
  5. Trata labirintite, ou seja, doença que causa perda de equilíbrio, vertigem, tontura, dor de cabeça, náusea e dificuldade em fixar a visão.
  6. Trata pelagra, ou seja, doença causada pela deficiência de vitamina B3 que surge manchas negras na pele, diarreia e demência.

Onde encontrar o ácido nicotínico?

Geralmente encontramos o ácido em farmácias de manipulação aqui ou de produtos naturais.

O nome comercial é Metri, mas encontram também pelo nome de vitamina B3 ou Niacina. O significado é o mesmo, só muda a dosagem.

A tradução em inglês é Niacin, caso compre em lojas de suplementos no exterior.

Clique no botão abaixo para comprar:

NIACINA – CLIQUE PARA COMPRAR

Caso queira a bula do ácido nicotínico e ver informações como posologia, efeitos colaterais, indicações e outras referencias, acesse a bula aqui.

Alimentos

Ele também é encontrado em certos alimentos, como fígado, peixes (bacalhau, atum e sardinha), arroz, gergelim, amendoim, batata doce, abóbora, pêssego e goiaba.

Como usar a Niacina?

A maneira para usar dependerá da prescrição do seu médico. Na receita estará a dosagem e como tomar.

Não indico o uso sem indicação médica. Caso queira tomar a Niacina, nós recomendamos o uso de polivitamínicos que contenham o ácido nicotínico. Nesse caso, a dosagem é segura e não tem perigo.

Deixe uma resposta