Ácido Clorídrico – Informações e Aplicações

Hoje o artigo sairá um pouco da estética, mas mantendo o tema principal, ácido. Dessa vez falaremos do ácido clorídrico, que também pode ser conhecido por cloreto de hidrogênio ou ácido muriático.

O ácido clorídrico é produzido naturalmente em nosso organismo, ajudando na digestão de alimentos e bebidas no estômago. Ele também é produzido de maneira sintética e utilizado pela indústria.

Ácido clorídrico, para que serve? Quais os benefícios?

O que é? A característica é um ácido forte e corrosivo, usado na fabricação de aços para pontes suspensas, caminhões e carros. Também é usado para fabricar baterias, lâmpadas de câmera fotográfica e fogos de artificio.

Na indústria química o ácido clorídrico é utilizado para grandes produções de cloreto de vinila, mais conhecido como PVC. Espumas de poliuretano e cloreto de cálcio também é utilizado o ácido clorídrico na produção.

Muito usado industrialmente na manufatura, vejam mais aplicações desse ácido:

Produzir aço

Utilizado para remover impurezas e ferrugem do carbono, aços inoxidável e ligas. Assim prepara o aço para ser usado em carrocerias, eletrodomésticos, pontes e entre outras aplicações. Também é usado para limpar metais.

Produtos de limpeza

É um dos ingredientes dos produtos de limpeza doméstica. Usado para limpar vasos, azulejos, pisos e outros manchas mais difíceis.

Piscina

Uso no tratamento químico das piscinas e manter o pH ideal da água.

Produzir cloreto de cálcio

O ácido clorídrico é misturado ou reage com calcário para produzir o cloreto de cálcio.

Produzir alimentos

A indústria de alimentos usa muito o ácido clorídrico no processamento de seus produtos. Xaropes para fabricar refrigerantes, biscoitos, ketchup, cereais e vários outros alimentos. Também é usado em molhos, sucos e enlatados para melhorar o sabor e evitar que estraguem.

Perigo e risco para saúde

Deve tomar cuidado ao manipular o ácido clorídrico. O líquido concentrado do ácido clorídrico pode provocar queimadura no contato com a pele. Inclusive pode deixar uma pessoa cega se entrar em contato com os olhos. A ingestão causa lesões graves na boca, estômago, esôfago e garganta.

Lembrando, os riscos relatados acima é para sua forma concentrada. Como já falamos no início, ele é produzido naturalmente em nossa digestão e usado em pequenas quantidades nos alimentos.

Usado para regular o pH da piscina, o ácido clorídrico, também conhecido e vendido como ácido muriático, deve manusear de forma segura.

O armazenamento também merece cuidado. Use embalagens de plástico ou pvc para guarda-lo.

Você pode comprar o ácido clorídrico no Mercado Livre, lojas de piscina ou produtos químicos.

Deixe uma resposta